política

CPI investiga suposta ilegalidade na contratação de máquina para obra pública em Itaara

Eduardo Tesch

Foto: Divulgação

Duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) movimentam a Câmara de Vereadores de Itaara. Na última terça-feira, o Diário mostrou que existe uma investigação em andamento para apurar possíveis irregularidades por parte do Executivo no cercamento de um campo de futebol municipal. Concomitantemente a essa denúncia, tramita outra investigação no Legislativo para apurar a contratação de máquinas de rolo compactador em 2017, para recuperar as estradas do interior do município.

Pelo contrato, o Executivo teria desembolsado R$ 7,1 mil, mas o próprio prefeito, Cleo Vieira do Carmo (MDB), admite que o serviço não foi realizado. Porém, garante que o dinheiro foi devolvido pela empresa contratada pela prefeitura.

- Mais uma vez é uma CPI totalmente política. A empresa que foi contratada realmente não prestou o serviço dentro do período de tempo determinado e devolveu o dinheiro, sem ônus nenhum para o município - afirmou o prefeito.

CPI vai investigar suposta irregularidade em obra de Itaara

Na mesma CPI sobre as máquinas de rolo compactador, existe outro apontamento, que sugere possíveis irregularidades no preenchimento das tabelas de abastecimento de óleo diesel nas máquinas da prefeitura. A relatora da comissão, vereadora Priscila Staggemeier Rossato (PP), diz que existem divergências entre os documentos apresentados pelo Executivo.

- O problema central é que nós temos duas tabelas. Uma que o presidente da Câmara conseguiu no local, e outra que a prefeitura nos repassou. Mas essas tabelas não batem. As informações estão desencontradas - relatou a vereadora.

Apesar da denúncia, o prefeito afirma que as tabelas foram preenchidas corretamente. Nelas, consta o veículo, a quantidade de óleo diesel colocado, além de quem fez o abastecimento.

- Elas estão erradas na visão deles (vereadores). Se eles vierem aqui, mostramos tudo. Eles não compreendem a tabela do óleo. É só vir aqui que a gente mostra - disse do Carmo.

As denúncias foram feitas pelo vereador Paulo Gilmar Garcia (MDB), que também preside a Comissão.

- Como recebemos essa denúncia, o nosso papel é fiscalizar o trabalho do Executivo. - afirma o vereador.

Até agora, Comissão já ouviu seis testemunhas, mas os resultados só devem ser apresentados no ano que vem. Já em relação a CPI do cercamento, a prefeitura diz que a empresa que realizou o serviço cumpriu o que estava previsto em contrato.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Festival de Ufologia recebe curiosos de todo o país a partir deste final de semana

Próximo

CPI vai investigar suposta irregularidade em obra de Itaara

itaara